Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Alergia aos Ácaros do Pó

  E como quem não quer a coisa já se passou quase um ano desde a última publicação.  Vamos já avisando que a TA engravidou e o Vê está quase chegar (sim, desta vez é um rapaz). O post que trazemos hoje diz respeito a alergias. Cedo soubemos que a nossa Cê, agora com 2 anos, sofria de alergias.  Como descobrimos Aos 3 meses, a Cê teve um eczema atópico muito severo em todo o corpo com muita comichão associada. A pediatra pensou que ela fosse alérgica à proteína do leite de vaca  ( APLV ) visto que o leite de fórmula era o único alimento da Cê até essa altura. Posto isto, fomos encaminhados para a consulta de Imunoalergologia. Na consulta de Imunoalergologia Com 6 meses de idade, a Cê fez testes cutâneos os quais vieram negativos para Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). Foram prescritas análises sanguíneas para se verificar que outras alergias poderiam ser a causa da dermatite atópica. Foi assim que descobrimos que a nossa filha sofria de alergia aos ácaros do pó doméstico ( Der

Percentil - Para que serve?

Ainda andava a TA grávida da Cê, quando a ecografista lhe foi dizendo: “a bebé está no percentil 50”, “a bebé baixou o percentil, está agora no percentil 25”. E nós pensávamos: “mas porque raio é importante saber em que percentil está a minha filha, já que um bebé continua a ser saudável e normal caso esteja no percentil 25, 50 ou 90!?”

Pelo vistos é importante, nem que seja para orientarmos a compra das primeiras roupinhas.

O Percentil e a roupa do Recém-nascido

Antes da Cê nascer e sem ligar nenhuma ao percentil em que se encontrava, recebemos algumas prendas que ela nunca chegou a vestir porque eram demasiado grandes quando nasceu, e quando chegou a altura de as utilizar já fazia demasiado frio.

Marcas diferentes, Tamanhos diferentes

Como todas as mães sabem, os tamanhos das roupas de bebé estão organizados não só pela idade do bebé mas também pelo seu comprimento e portanto, dependendo da marca podemos, para uma determinada idade, considerar bebés com comprimento diferente, por exemplo:

  1. A Prénatal (marca italiana) para um bebé de 3 meses considera 56 cm

  2. A C&A (marca alemã) para um bebé de 3 meses considera 62 cm

São cerca de 6 cm de diferença e para um bebé 6 cm é muita fruta!

Apesar dos bebés crescerem num instante, sabe-se que a roupa deve estar perfeitamente adequada ao tamanho do bebé para que eles se sintam verdadeiramente confortáveis e muito aconchegados, para que não se sintam a “nadar” dentro da roupa pois este é também um motivo de desconforto, ou seja, choro 😱.

O nosso caso

Antes de o bebé nascer:


 


No caso da Cê, uma menina que nasceu dentro do percentil 25 (P25) já se sabia de antemão que ela iria nascer com comprimento inferior a 50 cm sendo importante investir em roupinhas de 0 meses, ou seja, para menores de 50 cm. 

De seguida fazemos a comparação entre a estimativa do percentil  e a realidade da Cê:

Estimativa P25

Realidade da Cê

Meses

Comprimento

Meses

Comprimento

0

48 cm

0

47 cm

1

52 cm

1

49 cm

3

57 cm

3

58 cm


Passados 12 meses, ao saber o percentil da Cê estamos aptos a estimar quanto comprimento terá ela com 6, 9, 12, 15, 18, 24 meses e assim comprar roupa com o tamanho certo e adequada à estação em todos os saldos! 

Na nossa porta do frigorífico jaz uma pequena tabela que estima o comprimento da Cê para os próximos meses para lhe comprarmos roupa à medida sempre que encontrarmos boas promoções (peças a 5€ ou menos!).


Meses

Comprimento

6

63.5 cm

9

68 cm

12

71 cm

15

74 cm

18

78 cm

24

83 cm

36

91 cm


É importante pois, que cada vez que o bebé vai ao pediatra, saibamos se ele aumentou ou diminuiu o percentil para que, ao chegar a casa, possamos retificar a nossa tabela de comprimentos.

Como podem verificar pelo registo acima, para a maioria das marcas a Cê está a vestir para 9 meses (74 cm) apesar de já ter quase 12 meses!


Eis a tabela de tamanhos da C&a como exemplo:

Tamanhos de calçado para bebé

Outra dificuldade que tivemos há tempos foi com os tamanhos de calçado para a Cê. Ela está agora a dar os primeiros passos o que significa que num futuro próximo começará a andar e vai precisar de sapatos. Fartámo-nos de correr essa internet “a fora” em busca de uma tabela ou de um guia para nos orientar quanto ao tamanho do sapato que devíamos comprar agora nos saldos, apenas para calçar na próxima estação. Lá encontrámos uma tabela bem catita no blog brasileiro Mãe tipo eu que ajudou bastante pois, tal como acontece com os percentis, distingue entre meninos e meninas visto que as meninas são por norma mais pequeninas.  



Esperamos que estas dicas também vos sejam úteis!


Até à próxima!

Somos Juntos


Comentários

Mensagens populares