Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Alergia aos Ácaros do Pó

  E como quem não quer a coisa já se passou quase um ano desde a última publicação.  Vamos já avisando que a TA engravidou e o Vê está quase chegar (sim, desta vez é um rapaz). O post que trazemos hoje diz respeito a alergias. Cedo soubemos que a nossa Cê, agora com 2 anos, sofria de alergias.  Como descobrimos Aos 3 meses, a Cê teve um eczema atópico muito severo em todo o corpo com muita comichão associada. A pediatra pensou que ela fosse alérgica à proteína do leite de vaca  ( APLV ) visto que o leite de fórmula era o único alimento da Cê até essa altura. Posto isto, fomos encaminhados para a consulta de Imunoalergologia. Na consulta de Imunoalergologia Com 6 meses de idade, a Cê fez testes cutâneos os quais vieram negativos para Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). Foram prescritas análises sanguíneas para se verificar que outras alergias poderiam ser a causa da dermatite atópica. Foi assim que descobrimos que a nossa filha sofria de alergia aos ácaros do pó doméstico ( Der

Top de produtos farmacêuticos para bebé

 

Agora que a Cê já tem 15 meses, podemos seguramente fazer uma retrospectiva “farmacêutica” e avaliar quais os produtos de farmácia que temos sempre cá por casa e que, também não faltarão num próximo filho.

Este artigo surge também na sequência de muitos pedidos de ajuda de mães que vemos por esses grupos do Facebook afora, focando-se principalmente na saúde do rabinho do bebé.

Nunca é demais referir (para quem ainda não sabe) que a mãe TA é farmacêutica e, neste sentido, a primeira escolha e experimentação de alguns produtos na Cê adveio da experiência profissional da TA.

Desengane-se quem pensa que neste TOP vai encontrar uma lista corrida de produtos básicos que todas as família deviam ter em casa como: soro, pomada para o rabinho e gel para os dentinhos… NÃO! O que pretendemos é partilhar a nossa experiência fazendo mesmo alusão às marcas e características técnicas que fazem a diferença em cada um dos produtos que vamos passar a nomear.


Motivo

Sempre nos fez espécie lavar o rabinho da nossa filha com água da torneira, não só pela falta de praticidade da coisa (sempre que temos de lhe mudar a fralda temos de ir buscar água) mas também, porque sabíamos de antemão que a Cê iria muito provavelmente sofrer de algum problema de pele. Neste sentido, para a higiene diária da muda da fralda optámos pela ABCDerm H2O, mas poderia ser uma de qualquer outra marca desde que tivesse o dispositivo em “pump”. 

Composição e Benefícios

Não nos vamos aqui alongar com características técnicas do produto; queremos apenas salientar 3 vantagens:

  • O seu dispositivo em “pump” é um grande aliado na muda da fralda visto que só com uma mão podemos abrir a tampa e molhar a compressa, para depois higienizar.

  • O produto serve para higienizar, não só a zona da fralda como também mãos, axilas, virilhas , cara e, mais importante, os olhos (ou óiús como dizem nas manhãs da comercial).

  • Ao limpar os cocós apenas com água da torneira, pode ficar ainda algum cheiro desagradável o que não acontece se utilizarmos água micelar pois tem um perfume muito suave (partilhado por alguém que costumava lavar o rabinho da sua bebé apenas com água tépida).

Modo de utilização

Diariamente e sempre que necessário.

Motivo

Cá em casa não somos, de todo, fãs da Mustela embora lhes apresentemos aqui 2 produtos no top (que são os únicos que utilizamos e que, por isso, lhes damos algum crédito). No que respeita ao “Linimento” pode ser da Mustela ou de qualquer outra marca. Para quem não sabe, os linimentos podem ser utilizados para higienizar a zona da fralda em todas as mudas, porém cá em casa apenas fazemos uso dele na “Dermatite da Fralda”, isto é, no rabinho assado quer seja causado pela fralda, por alimentos ou bem característica do romper dos dentes.

.

Composição e Benefícios

O linimento trata-se de uma emulsão (creme com textura muito fluida) de cor branca, que utilizamos para limpar a zona genital da nossa bebé quando esta está “assada”. Devemos referir que é muito estranho para nós higienizar a zona da fralda com uma espécie de creme ao invés de água, mas o que é certo é que o linimento funciona e actua como tem de actuar, ou seja, a sua textura rica, cremosa e sem perfume, cria uma barreira protectora que isola e protege a pele da humidade e da fricção.

Modo de utilização

Em cada muda da fralda, começamos por limpar a zona da fralda com o linimento com a ajuda de uma compressa (sim, mesmo que esteja muito suja), não sendo necessário enxaguar. Em seguida, aplicamos o Nutraisdin AF.


Motivo

Continuando ainda sobre o tema “Dermatite da fralda”.

Composição e Benefícios

A maior vantagem desta pomada consiste no antifúngico (miconazol) que esta contém na sua composição e que vai certamente combater, reparar e aliviar aquela vermelhidão e irritação persistentes na zona da fralda. Ao utilizar esta pomada, já não é necessário fazer aquela mistura de Canesten com outra pomada para o rabinho de que os pediatras gostam tanto, não só porque este produto já tem tudo o que é preciso como também, e quanto a nós, é muito mais eficaz (sim, testámos Nutraisdin AF versus Canesten + Pomada para o rabinho).  

Para além do antifúngico, este produto tem ainda na sua composição o dexpantenol (hidratação) e o óxido de zinco (cicatrização da pele) que são excelentes.  

Modo de utilização

Aplicar em todas as mudas da fralda por um período de 7 dias.




Motivo

Antes de mais, convém fazer aqui um parênteses para distinguir “águas do mar”. 

Existem águas do mar específicas para limpeza das fossas nasais e existem águas do mar que devem ser aplicadas apenas em caso de congestão nasal; e existem também diferentes soros em unidose para os mesmos efeitos. Cá em casa, utilizamos o Sterimar Bebé para limpar as fossas nasais da nossa filha desde que nasceu, pois nunca conseguimos uma limpeza eficaz com a utilização dos soros isotónicos em unidose.

Composição e Benefícios

Não há muito a dizer da sua composição, pois trata-se de uma água do mar básica que conjuga as propriedades do soro fisiológico normal (isotónico) com alguns oligoelementos marinhos (nutrientes), tal como muitas outras águas do mar. 

No entanto, onde a marca se destaca com esta água do mar é no seu dispositivo de microspray de baixa pressão que produz uma nebulização em nuvem, contribuindo para uma limpeza suave das fossas nasais sem as agredir e sem irritar a bebé.

Modo de utilização

Higiene diária das fossas nasais do bebé, desde o nascimento até aos 3 anos.


Motivo

Falando agora de congestão nasal, ou seja, nariz entupido e dificuldade em respirar pelo nariz. O Tonimer Spray Hipertónico Bebé está indicado apenas nos casos de gripe, constipações, rinites e sinusites. Cá em casa escolhemos o Tonimer mas existem outros também em spray. Para quem prefere unidoses de soro, a Sinomarin tem unidoses de soro hipertónico!

Composição e Benefícios

Apenas utilizamos este spray quando sentimos que a Cê está constipada e obstruída, ou seja, desde que a coitada foi para o “infectário”. Este spray contém um soro hipertónico (mais concentrado em cloreto de sódio (sal) do que um soro fisiológico isotónico normal) que por um lado, tem uma acção descongestionante, e por outro, permite a fluidificação do muco fazendo com que este saia com mais facilidade. 

Modo de utilização

Utilizar pelo menos 2 vezes por dia, de manhã e à noite, e sempre que seja necessário. 

Dos 6 meses a um 1 de idade

  • Deitar a criança de lado e inserir o spray nebulizador na narina superior; pulverizar o produto uns 2 segundos.

  • Repetir a operação na outra narina deitando a criança do outro lado.

modouso

  Com mais de um 1 de idade

  • Introduzir o spray nebulizador na narina e pressionar ligeiramente durante uns 2 segundos.

  • Limpar o nariz ou, se possível, assoá-lo e repetir a pulverização na outra narina.

modouso

Motivo

Continuando na saga das constipações, cá por casa a primeira a primeira vez que a Cê se constipou tinha 2 meses. Apesar da utilização do soro hipertónico no nariz, este não chegava para que a Cê dormisse tranquilamente, acordando recorrentemente. Foi então que nos lembrámos do Bálsamo Reconfortante da Mustela, muito semelhante ao Vicks Bebé (utilizado apenas a partir dos 6 meses), e que pode ser utilizado desde o nascimento.

Composição e Benefícios

Bálsamo peitoral, com extratos de tília e camomila que contribuem para o relaxamento e com um aroma purificante a pinho que aumenta o conforto, indicado para diminuir o desconforto associado às primeiras reduções de temperatura (outono/inverno). Graças aos seus aromas reduz o desconforto nasal e facilita o sono. Sem terpenos (cânfora, mentol, eucaliptol) ou ftalatos (conservantes).

Podemos partilhar que assim que colocávamos o bálsamo a Cê espirrava umas 2 ou 3 vezes libertando as secreções. Preferimos este bálsamo ao novo Vicks Bebé, que nunca mostrou qualquer resultado.

Modo de utilização

Massajar o peito do bebé antes da sesta e da hora de dormir.


Importante: Não temos qualquer filiação nem recebemos qualquer patrocínio de nenhuma das marcas. Partilhamos apenas aquela que é a nossa experiência e a experiência profissional da TA. 


Até à próxima!

Somos Juntos


Comentários

Mensagens populares