Apresentados

Alergia aos Ácaros do Pó

 


E como quem não quer a coisa já se passou quase um ano desde a última publicação. 

Vamos já avisando que a TA engravidou e o Vê está quase chegar (sim, desta vez é um rapaz).


O post que trazemos hoje diz respeito a alergias. Cedo soubemos que a nossa Cê, agora com 2 anos, sofria de alergias. 


  1. Como descobrimos

Aos 3 meses, a Cê teve um eczema atópico muito severo em todo o corpo com muita comichão associada. A pediatra pensou que ela fosse alérgica à proteína do leite de vaca  (APLV) visto que o leite de fórmula era o único alimento da Cê até essa altura. Posto isto, fomos encaminhados para a consulta de Imunoalergologia.


  1. Na consulta de Imunoalergologia

Com 6 meses de idade, a Cê fez testes cutâneos os quais vieram negativos para Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). Foram prescritas análises sanguíneas para se verificar que outras alergias poderiam ser a causa da dermatite atópica. Foi assim que descobrimos que a nossa filha sofria de alergia aos ácaros do pó doméstico (Dermatophagoides pteronyssinus) e que tinha uma grande alergia ao ovo (um grande assunto para um outro grande post).

 

  1. Sinais e Sintomas

Desde tenra idade que a nossa Cê manifestava um sinal alérgico muito característico: 3 ou 4 espirros seguidos todas as manhãs, ao acordar. No entanto e sendo completamente honestos, sempre desprezámos um pouco este factor visto que o pai também sofre de sinusite e, como tal, sempre atribuímos estes espirros à genética, alegando que não haveria muita coisa a fazer senão aceitar a coisa da melhor forma possível. O problema está quando a Rinite Alérgica que já por si manifesta sintomas desconfortáveis como corrimento nasal, sensação de nariz entupido ou comichão no nariz, progride para patologias mais graves como constipações, bronquiolites, amigdalites, otites, etc. levando-nos a recorrer a um serviço de urgência, como aconteceu em Julho deste ano. Chegámos então à conclusão que a prevenção é o melhor remédio.


  1. Prevenção

Não vamos falar de terapêutica farmacológica pois isso cabe à classe médica e, até porque para a pediatria, a maioria dos anti-alérgicos são medicamentos sujeitos a receita médica (MSRM). Vamos falar sim de dispositivos electrónicos que nos ajudaram a controlar o ar/ambiente no quarto da nossa filha e de terapêutica não farmacológica que, até agora, tem demonstrado grande eficácia na prevenção de alergias com estudos comprovados.


Sempre soubemos que a nossa casa, especialmente o quarto da Cê são muito húmidos, e a humidade elevada é um dos principais fatores que contribui para o desenvolvimento e aparecimento de ácaros. Logo, uma das atitudes que resolvemos tomar foi adquirir um desumidificador e purificador de ar para colocar no quarto da nossa filha. No nosso caso optámos por este pois prometia:

  • Filtrar o pó, removendo poluentes e alérgenos, melhorando a qualidade geral do ar enquanto remove o excesso de humidade;

  • Propagar iões solúveis com carga negativa pelo ar, enquanto o filtro anti-bacteriano remove o pó e as bactérias resultando numa qualidade do ar ideal;

  • Ser silencioso na medida do possível.

Apesar dos médicos não acreditarem nestes dispositivos, da nossa experiência apenas podemos partilhar que após 3 DIAS de utilização, a Cê deixou de manifestar corrimento nasal, espirros e outros sintomas alérgicos.

Já falámos aqui sobre a importância da lavagem nasal diária a partir do nascimento, e no caso de crianças que sofrem de Rinite Alérgica torna-se ainda mais importante efectuar esta lavagem nasal, idealmente 2 vezes ao dia. 

Ao efectuar a lavagem nasal diariamente, estamos a remover secreções, bactérias, vírus e outros alérgenos que tenham ficado retidos na cavidade nasal, impedindo-os de progredir pelo sistema respiratório onde podem colonizar desenvolvendo infecções ou inflamações alérgicas. Para além disto, estamos ainda a humedecer, fluidificar e a promover a descongestão nasal.


  • Bisolviral Spray Nasal 

Para crianças que andam na creche, infelizmente é muito complicado evitar ou reduzir a transmissão de gripes e constipações. No caso da Cê, esta prevenção torna-se ainda mais importante visto que a recuperação dela é bem mais difícil devido às suas alergias e às várias patologias que daí podem advir. Sendo assim, desde que a Cê fez 1 ano apoiamo-nos diariamente no Bisolviral Spray Nasal (1 puff em cada narina pela manhã, antes de ir para o colégio) para prevenir a entrada de vírus pela cavidade nasal. Existem estudos que comprovam que a utilização de um spray nasal com iota-carragenina como é o caso do Bisolviral, cria uma barreira protetora no epitélio nasal impedindo a invasão de vírus causadores de gripes e até mesmo da Co-Vid19 (daí estar esgotado actualmente).






O Difensil Immuno está indicado para crianças com idade superior a 1 ano, uma toma diária de 10 ml por 90 dias seguidos, fazendo prevenção de alergias, gripes, constipações, existindo até estudos científicos que demonstram a sua eficácia na prevenção de otites e amigdalites.

Este suplemento contém:

  1. Vitamina D, C e E - Imuno-estimulantes, antioxidantes, protetoras;

  2. Zinco - reduz o tempo da constipação;

  3. Sambuco - inibe a replicação viral;

  4. Arabinogalactanos - Prebióticos com acção imuno-estimulante

  5. L. Acidophilus - Probiótico com acção protectora 

Até agora estamos muito satisfeitos com este suplemento. A Cê está na creche desde o ínicio de Setembro e até agora ainda não manifestou sinais de alergia nem de constipação.


Esperamos que as nossas dicas sejam úteis, por um lado para conhecerem o que há no mercado de venda livre com evidência científica e, por outro, para se consciencializarem de que a prevenção é possível mesmo quando temos crianças com idade inferior a 3 anos. As alternativas existem e, muitas vezes, nem os próprios médicos as conhecem porque não são medidas ditas farmacológicas. Esperamos ter ajudado!


Até à próxima!

Somos Juntos


Comentários

Mensagens populares