Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Alergia aos Ácaros do Pó

  E como quem não quer a coisa já se passou quase um ano desde a última publicação.  Vamos já avisando que a TA engravidou e o Vê está quase chegar (sim, desta vez é um rapaz). O post que trazemos hoje diz respeito a alergias. Cedo soubemos que a nossa Cê, agora com 2 anos, sofria de alergias.  Como descobrimos Aos 3 meses, a Cê teve um eczema atópico muito severo em todo o corpo com muita comichão associada. A pediatra pensou que ela fosse alérgica à proteína do leite de vaca  ( APLV ) visto que o leite de fórmula era o único alimento da Cê até essa altura. Posto isto, fomos encaminhados para a consulta de Imunoalergologia. Na consulta de Imunoalergologia Com 6 meses de idade, a Cê fez testes cutâneos os quais vieram negativos para Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). Foram prescritas análises sanguíneas para se verificar que outras alergias poderiam ser a causa da dermatite atópica. Foi assim que descobrimos que a nossa filha sofria de alergia aos ácaros do pó doméstico ( Der

Planear o natal Para Poupar (PPP)


O Natal aproxima-se a largos passos!
Numa semana em que muito se fala sobre BlackFriday e em que a nossa caixa de email fica atulhada em cupões e promoções, somos largamente empurrados para o consumismo.
Cá por casa, antes de toda esta roda-viva, achamos fundamental elaborar e organizar a lista de presentes e lembranças atempadamente para se conseguir, também durante a época natalícia, alguma poupança.

Antes de mais, perguntas às quais devemos saber responder para uma organização mais eficiente:
  1. Quanto gastámos em presentes no Natal passado?
  2. A quantas pessoas/casas queremos chegar?
  3. Que categorias de presentes queremos ter?
  4. Quais os objectivos/desafios que estabelecemos este ano?

Nós por cá, durante o planeamento do Natal reparámos o seguinte:
  1. Em média gastamos cerca de 1000 € em presentes de Natal
  2. Em média chegamos a cerca de 120 pessoas/casas.
    1. Contudo a lista não é estanque, sendo revista todos os anos sempre com tendência para crescer;
  3. Costumamos optar por: Postais para pessoas que estão mais longe fisicamente, Lembranças personalizadas para as pessoas mais próximas e Presentes (úteis, claro) para a família e crianças.
  4. Quanto aos nossos objectivos (pois nada se faz sem objectivos quantificáveis!):
    1. Gastar de forma racional tendo em conta as despesas feitas ao longo do ano;
    2. Fazer as compras, de forma organizada, atempadamente e na altura certa (internet, blackfriday, etc);
    3. Não nos deixarmos iludir por supostas promoções;
    4. Gastar menos do que no Natal passado!

Dicas:
Pensem na possibilidade de oferecer um presente por casa ao invés de um presente por pessoa pois, além de ser mais económico, permite-nos pensar fora da caixa dando asas à nossa criatividade na busca ou confecção de artigos personalizados.
Tenham sempre presente a meta do que querem gastar, ou melhor, fixem mesmo o valor na vossa memória! Se o fizerem, é já meio caminho andado para a escolha de um presente em detrimento de outro e para fugir à tentação da compra por impulso. Tudo isto contribui para a gestão de expectativas e para uma maior conscientização económica.

Regra de Ouro 1) Pesquisar-Pesquisar-Pesquisar
Regra de Ouro 2) Ninguém manda na nossa carteira

Até à próxima!
Somos Juntos


Comentários

Mensagens populares