Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Alergia aos Ácaros do Pó

  E como quem não quer a coisa já se passou quase um ano desde a última publicação.  Vamos já avisando que a TA engravidou e o Vê está quase chegar (sim, desta vez é um rapaz). O post que trazemos hoje diz respeito a alergias. Cedo soubemos que a nossa Cê, agora com 2 anos, sofria de alergias.  Como descobrimos Aos 3 meses, a Cê teve um eczema atópico muito severo em todo o corpo com muita comichão associada. A pediatra pensou que ela fosse alérgica à proteína do leite de vaca  ( APLV ) visto que o leite de fórmula era o único alimento da Cê até essa altura. Posto isto, fomos encaminhados para a consulta de Imunoalergologia. Na consulta de Imunoalergologia Com 6 meses de idade, a Cê fez testes cutâneos os quais vieram negativos para Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). Foram prescritas análises sanguíneas para se verificar que outras alergias poderiam ser a causa da dermatite atópica. Foi assim que descobrimos que a nossa filha sofria de alergia aos ácaros do pó doméstico ( Der

Bimby: Sim ou Não?


Quando decidimos comprar a Bimby, logo a seguir ao nosso casamento, não estávamos seguros da ajuda que, potencialmente, nos iria dar em casa.

Pontos Negativos

Desde logo tivemos 2 aspectos que foram contra a máquina: 

  1. O BEN não é fã de comida de tacho, isto é, feijoada, rancho, risottos, esparguete à bolonhesa... ou seja, tudo o que seja "tudo ao molho e fé em Deus" não é com ele.

  2. Na demonstração disseram-nos que poderíamos utilizar comida e temperos congelados sem problemas o que é, de certa forma, meia verdade porque na opinião da TA a comida acaba por ficar algo sem sabor.


Primeiros 3 meses

Podemos dizer-vos que a Bimby foi comprada em 2017 e, de início, se era utilizada 2 vezes por semana era muito e uma delas era para fazer sopa!

Fazia-se sopa em 25 min e ovos cozidos para os lanches.

Após os primeiros 3 meses

Fruto do empenho da TA em encontrar formas de rentabilizar a Bimby para provar ao BEN que tinham feito um bom investimento, foram sendo encontradas muitas dicas e sites viáveis para ajudar a atingir este objectivo.


Bimby como aliada - Com o tempo começámos a verificar que existiam muitos pratos que a TA começou a fazer porque a bimby era a aliada perfeita para ralar, desfiar ou triturar... aquelas coisas que temos de fazer na cozinha mas que sem Bimby demoram uma eternidade como desossar frango, desfiar bacalhau ou fazer molho béchamel. Começou, então, a fazer outros pratos que não fazia antes utilizando a Bimby como electrodoméstico aliado.


Bimby para fazer pão - Houve inclusivamente uma altura que a TA se chateou de ter que ir de 2 em 2 dias ao hipermercado comprar pão, e começou a fazê-lo  em casa com a ajuda preciosa da Bimby.


Bimby para fazer molhos - Para além da saga do pão, começámos a pensar em fazer molhos tipo polpa de tomate, maionese, ketchup... que temos sempre em casa, pois seriam mais saudáveis por não terem tantos aditivos só que nos esquecemos que depois de feitos, têm de ser consumidos no mais curto espaço de tempo possível o que para nós é impensável, então abandonámos esta opção optando pela compra; passando apenas a fazê-los de raiz quando recebemos alguém ou quando fazemos alguma receita em que é necessária uma grande quantidade.

Em 2019

Bimby e a maternidade:

Sopas e Frutas de bebé

Depois nasceu a Cê [2019] e agora sim, a Bimby tem sido uma aliada brutal e poupa-nos muito tempo. Fazer sopas de legumes enquanto cozemos carne, peixe, fruta ou ovos na varoma é fantástico. 

Menos loiça e menos tempo. Cozer fruta? Super rápido.

Um domingo destes a TA numa tarde fez 3 sopas diferentes que deu para 2 semanas almoço e jantar para a Cê! 

Pesar porções

Uma outra coisa que fazemos na Bimby é pesar as porções de papa/sopa/prato que a nossa filha come, garantindo que come a quantidade de Kcal que deve e que a papa/sopa dá para a quantidade de porções que vem descrito na embalagem/receita.

Iogurtes de Bebé

A Cê entretanto começou a comer iogurtes e também os fazemos na Bimby (demoram 8 horas) - e "conta da luz", perguntam alguns de vocês? 

Está em estudo. Sim, nada cá em casa nada é deixado ao acaso queremos saber quanto gastamos em ingredientes e em conta da luz para saber se o gasto compensa realmente em relação aos iogurtes de compra, e compensa ligeiramente em termos de valor.

Actualmente!

A nossa Bimby funciona quase todos os dias, e muitas vezes, mais do que uma vez por dia nem que seja para pesar qualquer coisa. 


Bimby para muitas doses - Para aqueles que dizem que não se conseguem fazer pratos em grandes quantidades na Bimby experimentem pesquisar RECEITAS XL/XXL/XXXL no bimbit.pt e vão ver que não é impossível fazer receitas para 10 pessoas.

Bimbit.pt

Por falar em bimbit.pt... 

Foi nossa opção cá em casa não comprar a Cook-key da Bimby pois não estávamos certos das vantagens que nos poderia trazer, se iríamos pesquisar na plataforma Cookidoo frequentemente para fazer as nossas refeições mas principalmente porque não nos encontrávamos dispostos a pagar uma mensalidade anual por este serviço. Embora tenhamos vários casais amigos que tenham o serviço e que partilham algumas coisas como chaves de receitas.

Neste sentido, usamos muitas vezes o bimbit.pt para programar as nossas refeições cá de casa bem como os pratos para a Cê. O bimbit.pt não é mais do que um agregador de sites e receitas que estão disponíveis online e gratuitamente. Basta pesquisar, por exemplo, "BEBÉ" e vão aparecer todas as refeições de bebé feitas na bimby em vários sites dispoveís online.


O melhor conselho que vos podemos dar é que, tal como para tudo, projectem o futuro... pensam ter filhos? têm pouco tempo para cozinhar? gostavam de fazer outras receitas mas demoram cerca de 2 ou 3 horas para fazer coisas aparentemente simples? Gostavam de ter maior controlo sobre o que comem e fugir ao pré-feito?


O BEN é da opinião que a Bimby ainda não se pagou, ou seja, toda a utilização que lhe demos até agora ainda não chega para pagar o investimento que fizemos...mas para lá caminha, talvez mais uns 2 anos!


Até à próxima!

Somos Juntos


Comentários

Mensagens populares