Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Alergia aos Ácaros do Pó

  E como quem não quer a coisa já se passou quase um ano desde a última publicação.  Vamos já avisando que a TA engravidou e o Vê está quase chegar (sim, desta vez é um rapaz). O post que trazemos hoje diz respeito a alergias. Cedo soubemos que a nossa Cê, agora com 2 anos, sofria de alergias.  Como descobrimos Aos 3 meses, a Cê teve um eczema atópico muito severo em todo o corpo com muita comichão associada. A pediatra pensou que ela fosse alérgica à proteína do leite de vaca  ( APLV ) visto que o leite de fórmula era o único alimento da Cê até essa altura. Posto isto, fomos encaminhados para a consulta de Imunoalergologia. Na consulta de Imunoalergologia Com 6 meses de idade, a Cê fez testes cutâneos os quais vieram negativos para Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). Foram prescritas análises sanguíneas para se verificar que outras alergias poderiam ser a causa da dermatite atópica. Foi assim que descobrimos que a nossa filha sofria de alergia aos ácaros do pó doméstico ( Der

Concretizar o Natal


Tal como prometido, hoje vimos desvendar e aprofundar as 3 categorias que utilizamos todos os natais referidas na publicação anterior: postais, lembranças e presentes.

  • Postais
Para nós os postais são uma excelente forma de chegar àqueles que estão fisicamente mais afastados, quer sejam família ou amigos, e com quem temos pouco contacto ao longo do ano ou por vezes até nenhum - sim, também nos acontece! Contudo, são pessoas com quem queremos manter contacto e o postal de Natal é a oportunidade ideal para dar notícias de uma forma simples e numa altura do ano bem especial. Para o elaborar, dedicamos algum tempo à reflexão e redacção do texto que inclui os desejos de Boas Festas e um desafio para o novo ano; juntamos uma fotografia das nossas férias ou de algum acontecimento importante do ano cessante (este ano será do nosso casamento) et voilá!

Onde o fazemos? O critério de maior peso na nossa escolha é o preço, obviamente, portanto levamos sempre em conta o preço total a que fica cada postal, desde a produção aos duplos portes de envio (duplos? Sim, porque após recebê-los vamos voltar a enviá-los).
Com uma pesquisa persistente é possível encontrar opções para criar postais de Natal totalmente personalizados. Este ano, além da habitual mensagem e fotografia, quisemos adequar o formato a um enfeite de Natal, e mesmo assim cada unidade está a custar-nos cerca de 1€ (o que fica dentro da nossa média).
Como é claro, existem várias centenas de empresas que prestam este tipo de serviços, no nosso caso temos utilizado a vistaprint (confiram sempre as promoções nos sites dos vários países pois estas também variam, tal como ocorre com a Amazon), mas este ano como apostámos num formato diferente recorremos à WICdesign.
  • Lembranças
Aqui podem dar asas à vossa imaginação...o céu é o limite. Desde bolachas, licores, chás, chocolates, enfeites de Natal e tudo o que tenham apontado como ideia no ano anterior...existe todo um mundo de DIY de lembranças simples e baratas que podem fazer por casa ou até comprar a alguma instituição de solidariedade.
Mais uma vez, o importante é fazer as contas do quanto vos vai custar o pack do que vão oferecer a cada casa, enumerando as quantidades e sem esquecer que os portes de envio são os nossos piores inimigos: é fácil desvalorizá-los quando estamos em fase de análise e de pesquisa até porque, por norma, estes só aparecem no final da compra.
Cá por casa todos os natais fazemos uma tabela com as casas/pessoas em linha, e dividimos por colunas as diferentes categorias de presentes, isto facilita o relembrar do que vamos dar a quem, assim como devolve uma noção mais abrangente de quanto é que o Natal está a querer custar. Se no global o Natal estiver a sair fora do orçamento estipulado (sim, como já foi dito na publicação anterior é importante definir objectivos) facilmente se reavalia a situação e se reformula.
Neste Natal, para além dos habituais produtos hand made, a larga maioria das nossas lembranças foi encomendada na Etsy. A Etsy é uma plataforma online direccionada para a venda de produtos feitos à mão e, por conseguinte, altamente personalizados se assim o entendermos; basta chegar à conversa directa com o próprio vendedor, comunicando-lhe aquilo que se pretende e perguntando-lhe se consegue executá-lo.
Se optarem por comprar em grandes quantidades outra das tarefas que não devem desvalorizar é a conversa activa com o vendedor em busca de algum desconto ou mesmo oferta dos portes de envio, muito à semelhança do que acontece no Ebay.
  • Presentes
Como para tudo, é importante definir um planfond por pessoa que, embora não sendo estanque, irá ajudar a equilibrar as contas no Natal e a compilar uma lista do que iremos oferecer tendo em conta, claro, os gostos daquela pessoa mas fundamentalmente as suas necessidades; portanto oferecer um presente em conjunto com outras 2 ou 3 casas não é de desvalorizar, damos o exemplo de computadores, telemóveis, tablets ou até mesmo viagens ou bilhetes para concertos que serão sempre motivos para uma prenda conjunta, a não ser que a vossa carteira o permita!
Diz-se sempre que “o Natal é das crianças” mas cá por casa está a chegar a altura em que estas já começam a ser bastantes, por isso este ano optou-se por se oferecer as ditas “lembranças” à casa quando estamos a falar de bebés. Tudo isto, para não se cair na habitual tentação de comprar presentes só porque sim.


Regra de ouro: Reflectir sobre as necessidades das pessoas que queremos presentear, esta é uma óptima forma para perceber se elas são realmente próximas ou apenas as continuamos a incluir na nossa lista por angústia de as excluir.

Até à próxima!

Somos Juntos

Comentários

Mensagens populares