Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Alergia aos Ácaros do Pó

  E como quem não quer a coisa já se passou quase um ano desde a última publicação.  Vamos já avisando que a TA engravidou e o Vê está quase chegar (sim, desta vez é um rapaz). O post que trazemos hoje diz respeito a alergias. Cedo soubemos que a nossa Cê, agora com 2 anos, sofria de alergias.  Como descobrimos Aos 3 meses, a Cê teve um eczema atópico muito severo em todo o corpo com muita comichão associada. A pediatra pensou que ela fosse alérgica à proteína do leite de vaca  ( APLV ) visto que o leite de fórmula era o único alimento da Cê até essa altura. Posto isto, fomos encaminhados para a consulta de Imunoalergologia. Na consulta de Imunoalergologia Com 6 meses de idade, a Cê fez testes cutâneos os quais vieram negativos para Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). Foram prescritas análises sanguíneas para se verificar que outras alergias poderiam ser a causa da dermatite atópica. Foi assim que descobrimos que a nossa filha sofria de alergia aos ácaros do pó doméstico ( Der

Uma questão de IVA’s



Escolher as melhores fraldas

Antes da Cê nascer tivemos alguma preocupação e fizemos alguma pesquisa sobre as fraldas que lhe iríamos comprar. Temos ambos problemas dermatológicos portanto seria quase certo que o nosso rebento viesse a sofrer de uma patologia deste foro. Neste sentido, e depois de se medir prós e contras optámos pelas Dodot que, quer queiramos quer não, continuam a ser marca referência no mercado, com muita aceitação e feedback positivo por parte das famílias.


Dodot Pro-sensitive Vs Dodot sensitive

Em 2019, a Dodot lançou uma gama para venda exclusiva em farmácia ou espaço de saúde: as "Dodot Pro-sensitive", muito semelhantes às "Dodot Sensitive" já à venda em hipermercados.


A TA ficou logo toda contente porque bastava esperar por uma boa promoção destas fraldas na Well’s para acumular com os habituais 10% em cartão continente; mas o melhor é que as fraldas sendo a 6% de IVA e compradas num espaço de saúde entram para sede de IRS como despesa de saúde, o que significa que vamos ainda reaver 15% do valor gasto em cada pacote de fraldas! Brutal não é?!


Reclamação ao continente

Quando chegou a encomenda da Well's e a respectiva factura, foi com surpresa que reparámos que tanto as fraldas como os resguardos que tínhamos comprado para a Cê vinham taxados a 23% de IVA e, portanto não iam entrar como despesa de saúde. A TA tratou logo de ligar para a farmácia onde trabalha para confirmar os IVA's das fraldas e dos resguardos, tendo  confirmado que realmente estes produtos são taxados a 6%. Lá fomos nós escrever um e-mail todo bonitinho para o continente online, anexámos o código do IVA referente a estes produtos para fazer valer a nossa questão e pedimos a correcção do iva e rectificação da factura para podermos contá-la para IRS.


Após três meses de espera (sim... porque este “caso” teve de ir a "instâncias superiores"), e depois várias insistências da nossa parte nunca obtivemos qualquer resposta satisfatória. O que pretendíamos era apenas a retificação da factura para entrar em sede de IRS referente ao ano de 2019. Neste momento, reclamámos a devolução do valor do IVA visto que já não pudémos deduzir a factura no IRS do ano passado. 


Enquanto e-mail vai e e-mail vem, viemos a constatar numa outra compra de fraldas que fizemos que o IVA já se encontrava correcto, no entanto ainda aguardamos uma resposta à nossa reclamação no apoio ao cliente.


Nota final

Quantas famílias já teriam comprado fraldas e resguardos, que poderiam ter deduzido em IRS, e que não o fizeram graças à má atribuição da taxa de IVA nos produtos?


A todos vocês que agora compram fraldas na Well’s a 6%... de nada! Reclamar vale sempre a pena desde que seja com pés e cabeça, pois não estão a ajudar apenas a vocês, estão a ajudar também muitas outras famílias.


Até à próxima!

Somos Juntos


Comentários

Mensagens populares